Laudo confirma que água em Ponta Negra não é esgoto, mas afloramento do lençol freático

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) divulgou, nesta terça-feira (18), o resultado da análise microbiológica da água coletada no dia 3 de fevereiro, próximo ao Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, em Natal. O laudo confirmou que a substância observada no local não se trata de esgoto, mas sim de um fenômeno natural de afloramento do lençol freático.
Prefeitura do Natal abre processo para remoção de rodolitos da Praia de Ponta Negra
A investigação foi conduzida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal/Central, e indicou a presença de nitrato, um composto característico da oxidação de matéria orgânica ao longo dos anos. Apesar do odor característico, a análise não identificou coliformes fecais, descartando a hipótese de contaminação por esgoto.
Fenômeno natural do litoral potiguar
De acordo com o supervisor de Fiscalização Ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, o resultado comprova que o fenômeno ocorre de forma natural, sem riscos à saúde pública.
O geógrafo e fiscal ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, explicou que o litoral potiguar é formado por uma combinação de barreiras e dunas sobrepostas. As dunas funcionam como filtros naturais e, quando a água subterrânea encontra a barreira – que age como uma camada impermeável –, ela escorre para o mar.
“Comumente iremos observar esses afloramentos após períodos de chuvas intensas, como as que tivemos no final de janeiro”, esclareceu Szilagyi.
Ainda segundo o especialista, a água apresenta um odor cítrico devido à presença de matéria orgânica já decomposta, o que pode gerar confusão e levar as pessoas a acreditarem que se trata de esgoto.
“Mas, na verdade, é apenas água do lençol freático aflorando na praia, sem oferecer riscos à saúde pública”, completou.
Com a confirmação do laudo, a Semurb reforça que não há indícios de poluição por esgoto na região, tranquilizando frequentadores e comerciantes da praia de Ponta Negra.
O post Laudo confirma que água em Ponta Negra não é esgoto, mas afloramento do lençol freático apareceu primeiro em Ponta Negra News.
COMENTÁRIOS