Natal inicia campanha de imunização contra a Gripe Influenza, nesta segunda feira (7)

A partir desta segunda-feira (7), Natal começa a Campanha de Imunização contra a Influenza 2025, com vacinação disponível para públicos prioritários. O imunizante poderá ser acessado em 60 salas de vacinação espalhadas pela capital, além de pontos extras localizados no Midway Mall e no Partage Norte Shopping. A campanha seguirá até 10 de maio, quando ocorrerá o Dia D Nacional da vacinação.
Este ano, a vacinação contra a gripe será de rotina para três grupos, que agora fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), explicou que “este ano, a vacinação passa a ser de rotina para esses públicos e vai ser disponibilizada de forma contínua nas salas de vacinação. Vamos receber o ano inteiro vacina suficiente para garantir a imunização de quem passou a fazer parte do calendário”. Ela ainda ressaltou que, junto à vacinação contra a gripe, é possível colocar em dia outras vacinas que eventualmente estiverem em atraso.
O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários contra a influenza. Em Natal, a expectativa é de que cerca de 128 mil idosos, 8 mil crianças e 7 mil gestantes sejam imunizados. O município já recebeu a primeira remessa com 50 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, prevenindo entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Além dos três grupos mencionados, a vacina também estará disponível para trabalhadores da saúde, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, membros das forças armadas, pessoas com doenças crônicas e condições especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário, portuários, trabalhadores dos correios, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Para se vacinar, o munícipe deve comparecer a um posto de vacinação com documento de identificação, cartão de vacinação e comprovação da situação de inclusão no grupo prioritário, quando necessário.
Onde se vacinar:
As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. Nos pontos extras de vacinação, localizados no Midway Mall e no Partage Norte Shopping, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Macaíba também inicia campanha de imunização contra a influenza
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) em Macaíba terá início na próxima segunda-feira (7), com a imunização dos grupos prioritários. A ação será realizada em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. A mobilização nacional, conhecida como o dia “D”, ocorrerá no dia 10 de maio.
A secretária municipal de Saúde, Sâmara Bridget, reforçou a importância da vacinação para evitar complicações graves causadas pelo vírus da gripe. “Com a vacina, diminuímos as internações e a mortalidade decorrentes das doenças respiratórias”, afirmou a gestora. A imunização visa proteger a população dos efeitos mais severos da influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Os grupos prioritários para esta primeira fase da campanha incluem idosos a partir de 60 anos, crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores ativos, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte público, forças armadas, segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que recebem medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é necessário apresentar alguns documentos: cartão de vacina, cartão do SUS, comprovante de residência e algum documento que comprove a inclusão no grupo prioritário, como receituário médico ou atestado.
Blog do Alvinho.
COMENTÁRIOS