Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado
Missa de Exéquias marca primeiro dos 9 dias de luto e orações

O Vaticano está celebrando a Missa de Exéquias para o papa emérito Bento XVI, marcando o início dos nove dias de luto e orações em sua honra. A cerimônia ocorre no átrio da Basílica de São Pedro, com a presença de cardeais, bispos, padres e religiosos. Após a missa, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma, permitindo que os fiéis se despeçam do papa. Durante os próximos nove dias, haverá missas em sufrágio do pontífice morto na Basílica de São Pedro
“Essa multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”, acrescentou o Vaticano, em comunicado.
A celebração é acompanhada pelo coro da Capela Sistina.
Após a celebração, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde acontece a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá uma distância de cerca de 4 quilômetros pelas ruas de Roma.
“Essa jornada permitirá que os fiéis se despeçam de seu bispo por um caminho que ele costumava fazer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de cada uma de suas viagens apostólicas e, até mesmo, recentemente, após suas internações”, destacou a Santa Sé.
Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.
Agência Brasil.
COMENTÁRIOS