top of page

Covid 19: Parnamirim vacina profissionais de educação física e gera repercussão negativa

Em Natal /RN a Prefeitura emite nota onde reconhece a importância dos profissionais, mas diz que prioridade é para quem atua na linha de frente e para idosos residentes em Instituições de Longa Permanência.

DoD/Lisa Ferdinando/Fotos Públicas / Reprodução: Portal Grande Ponto

Profissionais da educação física começaram a ser vacinados nesta semana no município de Parnamirim, na Grande Natal. A aplicação das doses nos profissionais gerou repercussão negativa nas redes sociais.

Apesar disso, segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica de Parnamirim, Thulianne Lopes, a vacinação desse grupo de profissionais foi feita no município se baseando no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que entende a categoria como profissional da saúde.

“Os profissionais da educação física estão inclusos tanto no protocolo do Ministério da Saúde, quanto no protocolo estadual, como também dentro da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), do Ministério do Trabalho, inclusos como profissionais de saúde”, explicou Thulianne.

“Então, mediante a esses protocolos, o município de Parnamirim incluiu esses profissionais de saúde (na vacinação), no caso os educadores físicos”.

A categoria foi inserida após Parnamirim já ter concluído toda a vacinação os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 e também de todos os profissionais da rede municipal de saúde.

“É bem importante ressaltar que o município de Parnamirim, na primeira remessa de vacina, vacinou 100% da nossa rede municipal de saúde”, disse a coordenadora. “Na segunda remessa que nós recebemos, novamente seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e estadual, nós abrimos para todos os profissionais de saúde que estavam descritos dentro desses protocolos”.

Na quinta e sexta-feira, a Secretaria de Saúde de Parnamirim ampliou o acesso para profissionais da saúde também da rede privada. Entre esses profissionais, estão inclusos os profissionais de educação física e seus respectivos técnicos e auxiliares, além de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogos, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Também entram na lista trabalhadores de apoio aos serviços de saúde como recepcionistas, seguranças, pessoal da higienização, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, bem como os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Recentemente, o Ministério da Saúde emitiu um informe técnico em que consta, no Plano Nacional de Imunização, os profissionais da educação física como trabalhadores da saúde, que estão nos grupos prioritários.

Sobre a possibilidade de profissionais de Natal terem se vacinado em Panamirim, a coordenadora epidemiológica de Parnamirim disse que a prioridade foi para os munícipes. E que há profissionais que moram na cidade e trabalham na capital potiguar. Apesar disso, vai apurar as denúncias.

“A gente teve esse cuidado de priorizar os nossos munícipes, tanto de profissionais que são de Parnamirim e trabalham em Parnamrim, quanto os que residem em Parnamirim e trabalham em Natal e outros municípios”, explicou Thulianne Lopes.

“Porém, a gente sabe que acontece furos. Nós vamos fazer esse levantamento, mas o município teve todo esse cuidado de priorizar os munícipes”.

PREFEITURA DE NATAL EMITE NOTA NEGANDO ATENDIMENTO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

A Prefeitura de Natal divulgou nesta sexta-feira (29) uma nota negando informações que têm circulado na internet sobre profissionais de Educação Física estarem sendo vacinados na campanha de imunização contra a covid-19 da capital.

O texto diz que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, os fatos registrados hoje nas redes sociais não ocorreram no âmbito do município de Natal.

A Prefeitura esclareceu ainda que o público-alvo, no momento, é apenas profissionais que atuam na linha de frente nas unidades de vigilância e assistência à saúde no Município e idosos que moram em Instituições de Longa Permanência.

Confira a nota na íntegra:

A respeito de postagens que estão circulando nas mídias sociais e em parte do noticiário, a Prefeitura Municipal do Natal esclarece que a campanha de vacinação que está promovendo contra a Covid-19 não inclui profissionais de Educação Física.

O público-alvo na atual fase da campanha está restrito a profissionais que atuam na linha de frente nas unidades de vigilância e assistência à saúde no Município — sobretudo hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios — e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência.

Profissionais de Educação Física que atendam a esse requisito, exercendo seu ofício em unidades de saúde, são elegíveis à vacinação, diferentemente dos que estejam vinculados apenas a academias de ginástica e congêneres. Estes e outros segmentos profissionais e sociais serão contemplados em etapas posteriores, à medida que mais lotes de vacina sejam disponibilizados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os fatos registrados hoje nas redes sociais não aconteceram no âmbito do município de Natal.

De todo modo, a Prefeitura informa que o prefeito Álvaro Dias determinou rígida verificação e, em eventual irregularidade, que sejam apuradas responsabilidades para proceder com as sanções cabíveis.

A Administração Municipal reconhece a importância dos profissionais de Educação Física e da própria atividade em si. Tanto que, no último dia 19, o prefeito Álvaro Dias sancionou lei recentemente aprovada pela Câmara dos Vereadores em que insere as academias esportivas como serviços essenciais à saúde.

A vacinação segue o estabelecido na Política Nacional de Imunização e será ampliada na medida que mais doses forem recebidas. Prefeitura Municipal do Natal

Reprodução: G1 RN / Portal Grande Ponto

Fonte: G1 RN / Portal Grande Ponto

bottom of page