top of page

| DENÚNCIA | SEMAS: POLITICAGEM NO ALBERGUE MUNICIPAL DE PARNAMIRIM?


O Blog A Voz de Parnamirim e Região recebeu denúncias de possíveis irregularidades cometidas no âmbito da gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Parnamirim/RN, que tem à frente da pasta, a Sra. Alda Leda Taveira.


Foi relatado ao blog que a Coordenadora do Albergue e “braço direito” da Secretária Alda Leda, chama-se Lúcia Balbino, e estaria sendo a responsável por afastar funcionários que questionam o mau uso e irregularidades na Instituição e colocar pessoas de seu interesse e que nada reclamariam.


De acordo com a denúncia, o espaço que deveria estar integralmente alinhado com o objetivo de promover a dignidade de pessoas em situação de rua, seja através do Centro Pop ou do Albergue, na verdade é a máquina pública municipal da Prefeitura de Parnamirim em ação, sendo usada na capacidade máxima, em larga escala, disposta a tudo para promover a perpetuação e ampliação do poder com a conquista inclusive de mandato na esfera Estadual.


Para alcançar objetivos políticos através do uso da Instituição, continua a denúncia, que valia inclusive desrespeitar Regimento Interno que foi sancionado para promover a segurança e a harmonia na convivência entre funcionários e usuários. Acolher quem está sob efeito de drogas e álcool, casais dormirem juntos, são exemplos de proibições que estariam sendo permitidos e hoje praticamente não há restrições, tão somente para agradar aos usuários. Se verídicas essas informações, não estaria claro a promoção política através do uso da Prefeitura?


Há relato ainda de que, cargos comissionados alertaram quanto ao cumprimento do Regimento Interno, porém estes sofriam imediata represália. Que uma senhora que trabalha há vários anos no albergue teria sido devolvida porque “já estaria velha”, sendo que ela cumpria assídua e rigorosamente suas atribuições e que um cidadão, que seria pessoa da Coordenadora Lúcia, não é usuário nem possui vínculo algum com a Prefeitura ou o Albergue e vive dentro deste, que estaria dando ordens e que inclusive dorme no local.


Além deste fato atual, na eleição para Prefeito e Vereador ocorrida no ano passado, esclarece a denúncia, que vários cargos comissionados, contratos e terceirizados eram liberados durante o expediente para reuniões e campanha de candidatos apoiados pela gestão e “intimados” a votarem em tais nomes, candidatos estes que inclusive foram eleitos e estão exercendo seus mandatos de vereadores.


A denúncia continua narrando que após a eleição, mas precisamente no dia 19 de novembro de 2020, vários cargos comissionados, mesmo tendo obedecido a ordem de votarem nos candidatos informados pela administração, foram para o “olho da rua” sem receber as verbas rescisórias e o restante do décimo terceiro salário. Conforme a denúncia, demitidos teriam assinado documento cujo teor seria para pedido de afastamento, sob o pretexto de que assim fazendo o receberiam seus direitos mais rapidamente, o que até a presente data, não ocorreu.


O teor da denúncia é grave pois aponta que a Prefeitura de Parnamirim teria corrompido o processo eleitoral de 2020 e estaria usando a sua estrutura em benefício político dos que atuam na gestão e com isso obtendo grande êxito. Alô @MPRN, HELP! HELP! HELP!


Nosso Blog A VOZ DE PARNAMIRIM E REGIÃO deixa o espaço a disposição para que a administração, caso queira, se pronuncie, podendo usar o direct do Instagran ou pelo Whatsapp 84 98849-3370 e nós publicaremos em seguida.


Por Adailton Gonçalves

A VOZ DE PARNAMIRIM E REGIÃO | BLOG

bottom of page