top of page

Inmet emite alertas para chuva intensa no Rio Grande do Norte

Os avisos, sendo um amarelo de perigo potencial e outro laranja de perigo, abrangem Natal e outras 68 cidades, principalmente na região litorânea


Emparn prevê volume de chuvas entre normal e acima da média para duas regiões do RN entre junho e agosto – Foto: Everton Dantas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para o litoral do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (28). Os avisos, sendo um amarelo de perigo potencial e outro laranja de perigo, abrangem Natal e outras 68 cidades, principalmente na região litorânea. Ambos são válidos até às 10h da quarta-feira (29).


O alerta laranja, mais grave, inclui a capital Natal e outras 14 cidades do Litoral Sul do estado. A previsão é de um acumulado de chuva entre 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm por dia. Além disso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas suscetíveis.


O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. “Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos”, aconselha o instituto.

Paralelamente, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuvas entre normal e acima da média histórica para as regiões Leste e Agreste do estado nos meses de junho, julho e agosto.


A região Leste, que inclui a capital Natal e cidades da Região Metropolitana e do litoral potiguar, será especialmente afetada. Já nas regiões Central e Oeste do estado, a previsão é de início de um período de estiagem, com chuvas próximas à normalidade. O serviço de meteorologia da Emparn destaca que, apesar disso, podem ocorrer pancadas significativas de chuva.


As águas superficiais do Oceano Atlântico, na bacia tropical, permanecem mais quentes que o normal, o que favorece a ocorrência de chuvas moderadas a fortes em toda a faixa litorânea do Nordeste, desde o sul da Bahia até o litoral norte do Rio Grande do Norte.


Fonte: Novo Noticias

bottom of page