top of page

PARNAMIRIM: CAOS NA SAÚDE BUCAL DO MUNICÍPIO É DISCUTIDA EM AUDIÊNCIA PROPOSTA PELA VER. FATIVAN

CONVIDADOS: SECRETÁRIA DE SAÚDE E REPRESENTANTE DO MP NÃO COMPARECERAM

Diante das inúmeras reclamações dos munícipes que sofrem por falta de atendimento adequado quando precisam de atendimento odontológico, a Vereadora Fativan Alves realizou na quinta-feira (16), Audiência Pública para discutir o assunto.


A Vereadora iniciou lamentando a justificativa apresentada por ofício da ausência da Secretária de Saúde, Terezinha Rego, que alegou outros compromissos, assim como o Ministério Público, que sequer, se fizeram representar. Além da Secretária de Saúde, outras equipes de saúde também foram convidadas. Informações extraoficiais, no entanto, dão conta que a Secretária de Saúde, além de não comparecer, nem enviar representante, teria proibido a participação de funcionários da Secretaria de Saúde na audiência.


Com a participação do CRO - Conselho Regional de Odontologia, Conselho Municipal de Saúde, Odontólogos, Técnicos de Saúde Bucal e do ex-Coordenador de Odontologia e outros munícipes, o evento fez um raio X do atendimento odontológico na cidade e o diagnóstico apresentado foi: situação de caos total.


Em nenhuma UBS o serviço funciona a contento, inúmeras delas sem atendimento por falta de cadeira, instrumentos, equipamentos, insumos, autoclaves para esterilização de material, kit´s de odontologia (cirúrgicos), dentre outros.


O ex-Coordenador de Odontologia, Dr. Cesar Holanda apresentou documento elaborado por ele com o levantamento de todas essas necessidades e disse que apresentou projeto com as soluções para a Secretária Terezinha Rego e que ela não teria feito nada para resolver. Esse teria sido um dos motivos de sua saída da Coordenação.


Odontólogos por sua vez relataram que a situação da saúde bucal em Parnamirim também está na UTI e reclamaram dos baixíssimos salários e que muitas vezes, algumas equipes gastam do próprio bolso para comprar gazes, fios de sutura, entre outras coisas, para poderem trabalhar.


Sindicatos e CRO apresentarão demandas debatidas ao Prefeito Rosano Taveira na busca por soluções. O Gestor no entanto, não tem demonstrado empatia ou preocupação alguma com o sofrimento do povo.


Adailton Gonçalves

@avozdeparnamirim

bottom of page