top of page

Sindicato da Guarda Municipal faz Assembleia em frente a Prefeitura de Parnamirim.

Ato público estava convocado mas a gestão decidiu receber a categoria que apresentou uma pauta com onze ítens de reivindicações.

Guardas Municipais de Parnamirim cobram plano de carreira, armamento, coletes, estrutura para trabalho e ampliação do efetivo.

Convocados pelo SINDGUARDAS/RN, Guardas Municipais de Parnamirim compareceram em peso hoje pela manhã em frente a Prefeitura Municipal onde fariam um ato público cobrando que o prefeito os recebessem para discutir uma extensa pauta de reivindicações composta por onze itens onde requerem soluções para diversos problemas enfrentados pela categoria desde que iniciaram as atividades no inicio do ano passado. Cansados de esperar sem ver os problemas resolvidos, decidiram em assembleia promover esse ato, considerando que sequer os ofícios do sindicato solicitando esse diálogo eram atendidos.

Entre as principais reclamações estão: Ausência de Plano de Carreira aprovado, não disponibilização de coletes balísticos, os que estão em uso são emprestados e venceram todos no dia de hoje. A Guarda está trabalhando há mais de um ano sem armamento letal e menos letal. A sede alugada não oferece condições adequadas para o trabalho da corporação e pedem ainda a convocação dos demais aprovados para curso de formação e efetivação.

Intermediado pelo Vereador Volney França, Presidente da Câmara Municipal que se fez presente, a categoria representada pelo Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Norte, Souza Júnior que em comissão juntamente com dois guardas efetivos e dois que estão para serem convocados, foram ouvidos também pelo Procurador do Municipio, Sr. Fábio e pelo Secretário de Segurança, Coronel Marcondes.

A pauta foi totalmente discutida e alguns encaminhamentos importante já foram feitos. Um nova audiência com a presença do prefeito já está alinhada para acontecer em fevereiro de 2021, onde será tratado sobre o cumprimento dos encaminhamentos para solução dos problemas, plano de carreira e contratação dos demais aprovados de acordo com a quantidade de vagas previstas em lei.

Da Esquerda para a direita: Johan, Fábio, Marcondes, Volney, Romário, Souza Júnior, Mário e Tális. Imagem do Instagram do SINDGUARDAS/RN

Um clima tenso de insegurança domina Parnamirim. Você que lê esse blog nesse momento, certamente ou já foi vítima ou no mínimo conhece alguém que já sofreu algum tipo de violência, seja por roubo(assalto), arrombamento, arrastão… alguns lamentavelmente com vítimas fatais. Talvez você já presenciou ou tomou conhecimento de que prédios públicos foram arrombados, depredados ou sofreram ações de vândalos que causaram sérios prejuízos.

A prefeitura já deu um passo importante criando a Guarda Municipal, mas não basta ostentar se apresentando como o “pai da criança” se não dá as condições para que se desenvolva e seja útil a sociedade.

Agora é preciso fazer o dever de casa, aprovando o plano de carreira, oferecendo capacitação e equipando com armas, munições, coletes, algemas e viaturas. Criando o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Segurança Pública. Estruturando a sede da instituição para que ofereça condições de trabalho minimamente aceitáveis e convocando os demais aprovados.

Há recursos, há parlamentares alinhados que podem destinar emendas com mais recursos, há um efetivo disposto e aguerrido e outro igualmente pronto para fortalecer ainda mais o trabalho a favor da Segurança Pública de Parnamirim.

Então o que nossas autoridades estão esperando para dar a resposta na segurança que os parnamirinenses precisam? Quantos precisam perder suas vidas ou patrimônios para a criminalidade enquanto as nossas autoridades ficam “assistindo” como que inertes, pois as soluções não chegam? Quantos prejuízos ainda contabilizaremos com os crimes contra os prédios e instalações públicas? Mãos à obra Senhoras e Senhores. Não custa lembrar que vocês são muito bem remunerados para entregar resultados, não desculpas.

Adailton Gonçalves / Blog A Voz de Parnamirim

bottom of page