top of page

Título de eleitor online: é simples, saiba como tirar!

Veja o passo a passo para ter acesso ao documento e exercer sua cidadania


Título de eleitor online: é simples, saiba como tirar!
Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Você já sabe como tirar o seu título de eleitor online?


2022 é um ano que já começa prometendo ser marcante para os brasileiros. Afinal, é ano de Copa do Mundo e de Eleições Gerais, que elegem o presidente, o vice-presidente, governadores e os membros do Congresso Nacional – deputados federais e senadores.


E, da mesma forma que os jogadores convocados pelo técnico da seleção terão a oportunidade de escrever seus nomes na história, disputando a Copa do Qatar, todos os brasileiros e brasileiras maiores de 16 de anos podem ajudar a construir a história do Brasil dos próximos anos através do voto.


Mas, para isso, é preciso ficar atento às datas! A data da Copa neste ano está um pouquinho diferente. Ela acontece a partir de 21 de novembro. Mas as eleições seguem acontecendo no primeiro domingo de outubro – neste ano, no dia 02 – como prevê a Constituição. E, para poder “se convocar” para participar dela, os jovens entre 16 e 18 anos – de forma facultativa – e os maiores de 18 anos – de forma obrigatória – precisam tirar seu Título de Eleitor até o dia 04 de maio.


O prazo não é tão grande, mas a boa notícia é que ele pode ser feito online, e a gente te explica como!


Leia também sobre o calendário eleitoral de 2022!


Como tirar meu título de eleitor online?

O primeiro passo é acessar o Título Net, plataforma que o Tribunal Superior Eleitoral criou para permitir aos eleitores tirar o título sem sair de casa. Em seguida, você seguirá os seguintes passos:

  1. Escolher sua Unidade Federativa – o Estado no qual você reside.

  2. Em seguida, você será orientado(a) a respeito dos documentos obrigatórios necessários para tirar seu título. Você precisará de fotos legíveis, de até 10MB, conforme as orientações abaixo:

    1. Uma foto sua segurando, ao lado de seu rosto, um documento oficial de identificação. Os documentos oficiais de identificação no Brasil são a carteira de identidade (seu RG), a carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (carteira de trabalho), ou passaporte.

    2. Fotos do seu documento de identificação – frente e verso.

    3. Foto do seu comprovante de residência atualizado;

    4. No caso de homens entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título de eleitor, uma foto do comprovante de quitação de serviço militar.


  1. Na página seguinte, haverá um formulário para ser preenchido. No campo “Título de Eleitor”, sendo esse seu primeiro título, marque “NÃO TENHO”. Em seguida, preencha seu nome completo, sua data de nascimento, e o nome completo de seus pais, conforme consta em seu documento de identificação – o mesmo das fotos.

  2. Em seguida, você será direcionado(a) para um novo formulário, para preencher outros dados pessoais e anexar as fotos solicitadas e aguardar a avaliação.

O vídeo abaixo, do próprio TSE, é um resumo desses pontos:



E quando meu título é liberado?


Uma vez preenchida a etapa acima, o TSE analisará as informações e documentos fornecidos, garantindo que a pessoa da foto seja a mesma dos documentos e informações apresentados. Somente quando isso for comprovado, o processo será concluído.

E como saber se meu pedido de título de eleitor online já foi analisado?

O TSE fornece um site para o acompanhamento. Basta entrar, e fornecer o número do protocolo, ou seus dados oficiais, e conferir.


Depois que ele for aprovado, você pode baixar o aplicativo e-Título e conferir seu documento por lá.


Ok. Tenho meu título. Mas como posso me preparar para as eleições?


É para isso que o Politize! está aqui. Possuímos uma série de textos para explicar as funções de cada um dos cargos e como escolher bons candidatos. Veja alguns deles:

  • O que faz um presidente?

  • O que faz um governador?

  • O que faz um deputado federal?

  • O que faz um senador?

  • Afinal, o que é um bom candidato?

E então. Preparado(a) para marcar um golaço na urna eletrônica? Deixe seu comentário!


Fonte: Politize

bottom of page