top of page

VOTO PARA DEPUTADO: ESCOLHER UM CANDIDATO PORQUE É DA SUA CIDADE É UMA OPÇÃO INTELIGENTE?


Reprodução

Propor, emendar ou alterar os projetos de lei que representem os interesses da população, fiscalizar e investigar o Poder Executivo, elaborar o orçamento do Estado, discutir e votar o orçamento da União, fiscalizar a aplicação adequada dos recursos públicos... Decisões importantes que afetam o dia a dia do cidadão passam necessariamente pelas Assembleias Legislativas e Câmara dos Deputados.


O que devo levar em consideração na hora de decidir quem melhor me representará para assumir tamanha responsabilidade? Escolher um Deputado Estadual ou Federal usando como critério apenas o fato do candidato ser de sua cidade, é uma escolha inteligente?


É preciso identificar entre as inúmeras opções que surgem, quem tem mais capacidade, comprometimento com a causa pública, integridade, honestidade, principais bandeiras defendidas, histórico e serviço prestado pelo candidato.


Se entre as opções que já surgiram como pré-candidatos na sua cidade, há nomes que reúnem essas características, excelente, parabéns para sua cidade que tem bons nomes para a representar a nível Estadual. Mas, e se não há, devo votar em algum nome só por ser da minha cidade? Claro que não!, Jamais!


Reprodução

O Deputado irá representar todo o Estado, portanto, se na sua cidade há pré-candidatos que representariam apenas seus interesses pessoais e de seu grupo político e não os da população, você pode e deve, para o bem do seu Estado, escolher outro nome.


Aqui em Parnamirim/RN, por exemplo, vários nomes da cidade já se apresentaram, e claro, com aquele velho “argumento” de que precisamos eleger um filho da terra. Alguns inclusive, são Vereadores com mandato e que sequer cumprem com suas atribuições básicas de fiscalizar o Executivo e seus secretários, notadamente por serem seus aliados e não do povo, querem ser deputados. Vão ser? Há também o filho do Prefeito que não se tem conhecimento de absolutamente nada que ele teria feito pelo município onde não há desenvolvimento e os serviços públicos são precários, que foi emergencialmente anunciado recentemente como plano B, em substituição a primeira dama, a Secretária de Assistência Social, que tem nome envolvido na operação fura-fila, e que o Prefeito havia “garantido” que ela seria eleita deputada e estranhamente “desistiu” de disputar. Há ainda outros nomes que ninguém sabe, nem eles mesmos, o que de fato defendem e que serviços tem prestado a favor dos munícipes. Esse é nosso quadro hoje, aqui no nosso município.


Por

Adailton Gonçalves

@avozdeparnamirim

@adailtongoncalvesrn

bottom of page